quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Instrumentos musicais:

Olá queridos! 



Andei me ocupando com o final do semestre, trabalhos para entregar, etc.. mas agora estou de volta.


Vamos conhecer alguns instrumentos musicais??



Hoje, começaremos pela clarineta, (ou clarinete) que é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira (já foram experimentados modelos de metal), com uma bocarra cônica de uma única palheta e chaves (hastes metálicas, ligadas a tampas para alcançar orifícios aos quais os dedos não chegam naturalmente). Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista.


Eis um vídeo que fala mais um pouco sobre esse instrumento. É bastante interessante, vale a pena assistir:





Composição do clarinete

O clarinete tem cinco partes, que são: a boquilha, o barrilhete, o corpo superior, o corpo inferior e a campana.
Boquilha: é a zona do clarinete onde se sopra. Usa-se uma palheta (feita de cana, que vibra com a passagem do ar), produzindo som.
Barrilhete: dá algum tamanho ao clarinete. É usado para a afinação. Quando o clarinete está “alto”, puxa-se o barrilhete para cima, mas caso contrário, põe-se o barrilhete para baixo.
Corpos -superior e inferior- estes corpos são onde estão localizados os buracos e chaves onde se toca. O som fica diferente à medida que se mudam os dedos de posição, fazendo com que o ar saia por buracos diferentes.
Campana: A campana é o “amplificador” do clarinete.

Clarineta, um instrumento transpositor

O clarineta pertence a um grupo de instrumentos chamados transpositores, o que, em poucas palavras, pode ser resumido da seguinte forma: A nota escrita (na partitura) é diferente da nota verdadeira: isso por causa da afinação própria do instrumento. Sendo assim, é necessário que haja uma transposição de notas para que o clarinete toque no tom real da música. Isso trouxe facilidade aos músicos, pois, a clarineta possui uma extensão de notas muito grande.



Muito bem pessoal, o clarinete é um instrumento fantástico e que faz parte de filarmônicas, bandas marciais, orquestras e bandas sinfônicas, aparecendo também como instrumento solo em alguns conjuntos e quintetos, quartetos ou sextetos. Espero que tenham gostado, semana que vem falaremos sobre a Flauta transversal.



Grande abraço,


Mateus Moraes


Um comentário: